Tecnologia

Como remover proteção contra a gravação em pendrives

Pendrives e cartões de memória são ferramentas práticas e que usamos quase todos os dias, mas às vezes eles podem gerar problemas: é comum encontrar unidades com proteção contra gravação, porque usuários anteriores não queriam que fizessem novas gravações no armazenamento (sob o risco de perder o que já estava lá).

Isso varia desde a clássica chave em cartões SD, a até mesmo proteção via atributos de sistema que impede qualquer alteração ou inclusão de novos arquivos.

Neste post você vai aprender a como remover a proteção contra gravação de pendrives e cartões de memória, seja ela física, com uso de chaves ou lógica, se aplicada em arquivos individualmente ou em toda a unidade de armazenamento portátil.

Como remover a proteção física contra gravação (SD card)

Nos cartões SD e em alguns modelos de pendrive, existe uma trava física, uma pequena chave projetada para impedir a escrita de novos dados, deixando a unidade em modo de leitura. Tudo o que o usuário precisa fazer para habilitar o modo de leitura e escrita é mudar a posição da chave; feito isso, é possível salvar arquivos e fotos novamente.

Embora seja um passo um tanto óbvio, há quem esqueça completamente que tais chaves existam; logo, não custa checar.

InspiredImages / cartão SD / Pixabay / como remover proteção contra gravação

Claro que este é o método mais simples de proteger dados, e existem outros mais elaborados, capazes de tornar um arquivo ou uma unidade inteira protegidos contra gravação. Por sorte, também não é tão difícil contornar esses bloqueios.

Como remover o modo somente Leitura de arquivos

Um modo simples de proteger arquivos é marca-los como somente leitura, o que protege dados já gravados em pendrives e cartões de memória, mas não impede que novos arquivos sejam armazenados nos mesmos. Se você precisa fazer alterações nesses arquivos, entretanto, é possível remover a proteção facilmente.

No Windows:

Propriedades de Arquivos no windows / como remover proteção contra gravação
  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta que deseja desproteger;
  2. Selecione Propriedades;
  3. Em Atributos, desmarque a caixa Somente leitura e clique em OK.

Para ler mais sobre isso acesse: Tecnoblog